sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dramatização na Biblioteca Municipal de Espinho



Hoje, na Biblioteca Municipal de Espinho, alguns alunos da turma do 6ºA da Escola Básica e Secundária Domingos Capela, dramatizaram a peça "Homenagem a Carolina Beatriz Ângelo", ensaiados pela Professora Arcelina Santiago.
A dramatização era com o intuito de relembrar o dia em que Carolina Beatriz Ângelo votou. Ao fazê-lo tornou-se a primeira mulher em Portugal e na Europa a votar. Conseguiu esse feito aproveitando uma falha na lei, porque esta não dizia expressamente que as mulheres não podiam votar. Este gesto teve como consequência imediata a alteração da lei.
As personagens principais e os respectivos interpretes são:

Carolina Beatriz Ângelo - Mariana Patela
Constâncio Oliveira - Rui Marques (Eu)
Joaquim Beja - Diogo Oliveira


domingo, 23 de maio de 2010

Serão Republicano

No passado dia 22 de Abril realizou-se pelas 21:30, um serão republicano, no Centro Multimeios de Espinho.
Este serão, foi para verem a importância dos cafés enquanto lugares para tertúlia e troca de ideais sobre questões politicas, culturais e sociais.O serão foi como uma viagem no tempo através da música, do canto e da poesia que nos levou à 1ª República.
Assistimos às
actuações de Ana Conceição, violoncelista que interpretou um Prelúdio da 1ª Suite de Bach, e da cantora Sofia Guedes que interpretou várias peças como “A Portuguesa”, “Canção de Nina”e “Diz”…E também foram lidos poemas e textos como “O Melro”. Antes de terminar, presenciamos uma apresentação sobre a Assembleia Constituinte e uma actuação do Grupo de Teatro Popular de Espinho.
Algumas das minhas colegas tiveram oportunidade de encarnar o papel de mulheres notáveis da 1ª República: Ana de Castro Osório; Carolina Beatriz Ângelo entre outras.
Foi uma noite diferente e divertida, onde os presentes tiveram a oportunidade de também saborearem uns biscoitos e uma bebida.
Considero que foi uma actividade pedagógica e agradável que devíamos repetir.