sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dramatização na Biblioteca Municipal de Espinho



Hoje, na Biblioteca Municipal de Espinho, alguns alunos da turma do 6ºA da Escola Básica e Secundária Domingos Capela, dramatizaram a peça "Homenagem a Carolina Beatriz Ângelo", ensaiados pela Professora Arcelina Santiago.
A dramatização era com o intuito de relembrar o dia em que Carolina Beatriz Ângelo votou. Ao fazê-lo tornou-se a primeira mulher em Portugal e na Europa a votar. Conseguiu esse feito aproveitando uma falha na lei, porque esta não dizia expressamente que as mulheres não podiam votar. Este gesto teve como consequência imediata a alteração da lei.
As personagens principais e os respectivos interpretes são:

Carolina Beatriz Ângelo - Mariana Patela
Constâncio Oliveira - Rui Marques (Eu)
Joaquim Beja - Diogo Oliveira


1 comentário:

  1. Foi para mim um prazer ter feito esta encenação tão bem representada por ti e pelos teus colegas de turma. Foi para mim um motivo de orgulho saber que vos mobilizei para a causa das mulheres e para a sua luta em tempos tão dificeis, nums sociedade marcada peloa masculino. A repetição deste episódio marcante da história da luta das mulheres na sociedade portuguesa republicana ainda tão jovem , foi muito interessante porque foi seguida de um debate onde se realçaram muitos aspectos, entre eles, o contraste entre a luta pelo direito ao voto e o elevado número de abstenções existente hoje em dia. Acerca do perfil desta nossa personagem principal, apelou-se para que os alunos fossem, tal como ela, instruídos para melhor poderem utilizar os seus direitos de cidadania.

    ResponderEliminar